Estrada Afora é o primeiro álbum de Jackson Ricarte que reuni composições de sua autoria e de compositores parceiros. Jackson embora viva há muito no sudeste, resgata suas raízes do nordeste de forma profunda, tanto na maneira como toca sua viola como na que canta. Um álbum repleto de musicalidade brasileira, do cururu ao baião Jackson Ricarte desenha seu mapa sonoro por vertentes e ritmos do nosso Brasil. Com participações especiais de Dani Lasalvia, Cícero Gonçalves, Kátya Teixeira, Ruthe Glória e Socorro Lira. Direção musical de Levi Ramiro e Ricardo Vignini.
O poema que abre o encarte deste disco (todo feito em papel vegetal, mostando a transparência que permeia todas as faixas) fala, com rara sensibilidade, da memória e revela um pouco da alma do autor. São doze fotogramas, traduzidos em treze canções(apenas uma parceria, com Danilo Caymmi) onde Manu Lafer se faz acompanhar por um time de músicos de altíssima qualidade, com arranjos de cordas preciosos e com participações especialíssimas de Mônica Salmaso, Cris Aflalo, Danilo Caymmi e José Miguel Wisnik. Algumas letras poéticas, outras irônicas e uma musicalidade que está no sangue. Grande disco.
NÃO TENHO UMA ÚNICA PALAVRA PARA DESCREVER ESSA PÉROLA DE MANU LAFER. O DISCO É EXCELENTE, COM ARRANJOS INSPIRADOS DE UM GRUPO DE MÚSICOS TARIMBADOS E DESTAQUE PARA A VIOLA DE FÁBIO TAGLIAFERRI. JUNTOU A PERFEIÇÃO DE MONICA SALMASO, A VOZ BREJEIRA DE CRIS AFLALO E A ELEGÂNCIA DE WISNIK PARA INTERPRETAR SEU PAINEL DE LINDAS CANÇÕES. AINDA OUVIREMOS FALAR MUITO DE MANU, SE DEUS QUISER! E A DONA MÚSICA AGRADECE!