Viajar pelo "Rio Abaixo" nos coloca frente a este mundo, foi a pesquisa despojada do homem urbano, Paulo Freire, que conviveu e amou o homem violeiro, vestindo todos seus hábitos, que nos proporcionou esta viagem. Paulo, amigo de nosso caminhar violonístico, sempre carregou sua viola como instrumento paralelo ao seu fazer musical erudito, mas a viola foi mais forte e o arrebatou todo para ela, como uma amante ciumenta. O violeiro Paulo surgiu, despojado de qualquer maneirismo urbano com este verdadeiro hino ao sertão, numa incrível viagem sonora mostrando as mil faces do caboclo, pelo caboclo
No encarte deste disco, Paulo Freire conta uma história passada pelos caminhos do sertão, sob a inspiração de João Guimarães Rosa. Estes caminhos renderam modas, aboios, cateretês e até uma releitura caipira de Bizet(Seguidilla). Assim é este músico surpreendente, que consegue retirar de seu cotiano os sons que encantam sua viola. Cd instrumental, de altíssima qualidade, como tudo que Paulo faz, com participações muito especiais do primeiro time da música paulista. A propósito, Rio Abaixo é, ao mesmo tempo, o caminho seguido por Freire e um tipo peculiar de afinação da viola caipira. Ouça com carinho.
Rio abaixo e rio acima, por estradas, veredas, trilhas, picadas e pinguelas, a viola de Paulo Freire percorre todos os caminhos com a segurança de quem conhece cada palmo do chão por onde anda. Este CD é uma celebração á pureza da alma sertaneja!
Paulo Freire é um artista necessário...ainda mais nessa correria e barulheira de hoje. Ele faz lembrar que é uma delícia viver e parar um pouco pra ouvir seu som é um privilégio!!